Foto: Vinicius Becker
O início da tarde de domingo (9) foi de movimentação intensa em diferentes regiões de Santa Maria. Cerca de 10 mil estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em aproximadamente 20 escolas do município. O primeiro dia de prova contou com questões de Linguagens, Ciências Humanas e a redação, que teve como tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desde o final da manhã, pais, responsáveis e amigos passaram a se concentrar nos arredores das instituições. Alguns aproveitaram o tempo para conversar enquanto esperavam. Outros preferiram o silêncio, atentos ao movimento, aguardando o momento de reencontrar os filhos após cinco horas e meia de prova.
Para muitos candidatos, o Enem representa o início de um novo desafio acadêmico. O desempenho pode garantir o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou acesso a bolsas e financiamentos estudantis, como ProUni e Fies.
A estudante do Totem vestibulares Sara Oliveira, 18 anos, estava junto com seus pais aguardando a abertura dos portões na Escola Maria Rocha, na região central da cidade. Não é a primeira vez que realiza a prova, mas desta vez, estava mais confiante, ela quer cursar terapia ocupacional ou psicologia e diz que a prova é o passo inicial para alcançar o objetivo.
– Eu sonho em fazer na Universidade Federal de Santa Maria, sei que o Enem é complicado, mas estudei o ano inteiro, então estou torcendo para que dê tudo certo e que seja uma prova muito tranquila – disse a jovem.

Enquanto aguardava para acessar à escola, ela recebia todo o suporte dos pais, que, ao longo do ano, acompanharam a preparação da filha. A mãe de Sara, a professora Raquel de Oliveira, 44 anos, falou sobre o apoio dado não só para a filha, mas também para as amigas da jovem, já que o casal deu carona para outras estudantes.
– É o primeiro passo deles para uma nova jornada. A gente já vinha acompanhando ela em outras provas, que ela fazia como treino, mas agora é valendo, e a gente, como pais, deseja o melhor para ela. Nós vamos ficar aqui do lado de fora, torcendo e rezando para ela e os amigos irem bem neste primeiro dia – afirmou a mãe.
- Formação dentro e fora das quatro linhas: como funcionam as categorias de base do Inter-SM
- Inter divulga nota após declaração de Ramón Díaz que "futebol é para homens, não para meninas"
No entorno dos locais de prova, equipes de segurança e fiscalização auxiliaram no fluxo de candidatos que chegaram de diferentes pontos da cidade. Ônibus do transporte coletivo registraram aumento no movimento antes da abertura dos portões, às 12h, e, principalmente, após o término do exame.
No colégio Estadual Manoel Ribas, a concentração de estudantes que iriam realizar a prova era grande. A instituição é uma das que mais acolhe candidatos que realizam a prova. Com o fechamento dos portões, às 13 h, para os pais que aguardavam do lado de fora, só restava rezar pelos seus filhos, mostrando que o sonho nunca é de uma só pessoa.

Expectativa para o segundo dia
O próximo domingo (16) será dedicado às provas de Ciências da Natureza e Matemática. Com menor tempo de prova: cinco horas, a cobrança costuma exigir ainda mais atenção com o relógio. Professores e orientadores reforçam que a administração do tempo pode ser determinante para o desempenho.
A orientação das instituições de ensino continua sendo a de revisar conteúdos com calma, praticar com questões anteriores e manter rotina de sono e alimentação adequadas.
Pais e responsáveis voltarão às calçadas das escolas, repetindo o ritual de espera e torcida. Enquanto isso, os estudantes tentarão transformar meses de preparação em resultado, mirando a aprovação em 2026.
O Enem segue como uma oportunidade de mudança e acesso ao ensino superior. Para muitos dos quase 10 mil candidatos que fizeram a prova em Santa Maria, a tarde deste domingo simbolizou mais que um teste, foi o primeiro passo de um possível novo capítulo.